21-MAR-2017

21 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

21 DE MARÇO DE 2017
O CAEJ (Centro de Atendimento Especializado de Jaguaruana) realizou hoje dia 21 de Março de 2017, no CRAS, Bairro Cohab, um lindo evento voltado às crianças, adolescentes e adultos que tem Síndrome de Down.
Na oportunidade tivemos as falas da Coordenadora do CAEJ Renata Kleia e da Secretária de Educação Débora Aldyane, na qual enfatizou o apoio que o Governo Municipal de Jaguaruana vem dando as pessoas e familiares que tem Síndrome de Down. Também estiveram presentes, o Prefeito Roberto Barbosa, Primeira-dama Valéria Araújo e Secretária de Politicas Sociais Graça Araújo, o encontro contou com apresentação de um vídeo com titulo "Sou Especial, Tenho Síndrome de Down". O NASF representado pelas Enfermeiras Gabriela, Nágila Ferreira e a Nutricionista Dra. Geovania Oliveira, apresentou dicas sobre nutrição saldável.
Dentre os 365 dias do ano, o "21/03" foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo "21", que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com "3" exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.
Oficialmente estabelecida em 2006 e amplamente divulgada, essa data tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta. Em outras palavras, combater o "mito" que teima em transformar uma diferença num rótulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o "diferente".
A Síndrome de Down foi descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down, e apesar de ainda estarmos em situação muito distante da ideal, nesse intervalo de 155 anos muitos foram os avanços no âmbito da ciência e da sociedade, de forma especial nas últimas três décadas.
Na verdade, toda convivência saudável entre amigos e familiares, colegas e sociedade, de maneira atenta a todo tipo de diversidade, é sempre muito enriquecedora. O mesmo acontece quando você tem a oportunidade de conviver com uma pessoa com a Síndrome de Down. Olhe para ela, e não para a síndrome, e você vai descobrir um ser humano tão incrível quanto você.

#Empreendedorismo Há 4 dia(s)

Vem aí a Semana do Microeemprendedor Individual (MEI)!

De 20 a 24 de maio as oficinas serão realizadas na Câmara de Vereadores.

Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaguaruana segue com campanha de imunização contra a gripe Influenza!

No momento está sendo priorizada ao grupo de pessoas mais expostas e com risco de gravidade para o vírus da influenza, um dos principais agentes das infecções respiratórias.

Atenção! Chegaram mais identidades!

Confira se a sua está na lista.

Secretaria de Assistência Social promove workshop: A Criança como Sujeito de Direitos!

O debate faz parte das discussões do mês dedicado a conscientização em relação ao abuso e exploração sexual infantil no Brasil.

#Obra Há 4 dia(s)

Prefeitura de Jaguaruana inicia obras de pavimentação complementar da Rua Ademar Lustosa e Monsenhor Aluísio!

Os trabalhos de contenção da área e orientação dos motoristas que trafegam pela região marcaram o primeiro dia da obra, facilitando o tráfego dos moradores.

Participe da oitiva de consulta à Sociedade Civil sobre o edital relacionado a Política Nacional Aldir Blanc!

Próximo dia 22, quarta-feira, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Jaguaruana.

Atenção!Fique atento para a retirada de RG's já disponíveis na Casa do Cidadão!

Confira a lista de identidades disponíveis para entrega.

Secretaria de Assistência Social convida você a participar de importante encontro sobre os direitos da criança!

O objetivo é criar um ambiente de cooperação e trabalho coletivo sobre o tema, gerando resultados cada vez mais efetivos, assegurando os direitos das crianças e adolescentes.